Como acelerar a inicialização do computador

Após algum tempo de uso, é normal percebemos que o nosso computador com Windows começa a ficar mais lento para inicializar. Um dos motivos para isso acontecer é que muitos programas que instalamos se executam automaticamente na inicialização do Windows.

Programas antivírus, firewalls e outros iniciam alguns processos de forma discreta para proteger o computador, atualizar automaticamente determinados aplicativos (Java, por exemplo) ou automatizar qualquer outra tarefa.

Porém, nem todos esses programas precisam realmente serem inicializados automaticamente com o Windows.

Vejamos então como acelerar a inicialização do computador configurando o Windows para executar apenas os programas realmente necessários serem inicializados com o sistema operacional.

1. Primeiramente, localize no seu teclado a tecla que possui o logotipo do Windows: teclawindows

Ela fica próxima à “Barra de Espaços”.

2. Localizada a tecla, pressione-a e mantenha pressionada enquanto pressiona também a tecla R. Então, o comando que precisamos executar é:

tecla windows mais R

3. Ao pressionarmos essa tecla, chamamos o programa “Executar”.

Na caixa “Abrir”, digite msconfig e tecle ENTER.

imagem de como acelerar a inicialização do computador

4. Abre-se o programa “Configurações do Sistema. Selecione a aba “Inicialização de Programas”.

imagem de como acelerar a inicialização do computador

Se você possui o Windows 10, deverá ainda clicar em “Abrir gerenciador de tarefas.

configuracao-sistema-windows10

5. Para facilitar a leitura da lista de programas que estão inicializando com o Windows, mova o cursor do mouse até o canto direito do campo “Itens carregados…” (ou “Nome” no Windows 10) [Item 1 na figura abaixo] e ‘puxe’ o canto do campo mais para a direita.

6. Veja a relação de programas [2] e desmarque os que julgar desnecessário. Obviamente não se recomenda desmarcar programas antivírus e outros itens de segurança.

Clique em OK [3] ao terminar.

imagem de como acelerar a inicialização do computador

7. A seguir, selecione a opção que melhor achar adequada: Reinicializar imediatamente ou mais tarde.

imagem de como acelerar a inicialização do computador

8. Pronto! A partir de agora o Windows não carregará na inicialização os programas que você desmarcou, deixando a inicialização mais rápida.

Mas atenção: tenha em mente que determinados programas, tais como antivírus e ferramentas de backup, não devem ser eliminados da inicialização dos sistema, sob pena de expor seu computador a riscos.

Você gostou dessas dicas? Então conte para os seus amigos! Clique nos botões de compartilhamento nas redes sociais logo abaixo.

Agora que você já sabe como acelerar a inicialização do computador, aproveite para saber como melhorar o desempenho do computador.



Compartilhe essa dica!

Facebooktwittergoogle_plusmailFacebooktwittergoogle_plusmail