Formatar ou resetar o Android e o iPhone – Como apagar todos os dados do celular antes de vender

Muitas pessoas, ao se desfazerem de seus celulares, esquecem que os smartphones carregam uma infinidade de informações pessoais que o seu dono acumula durante o seu uso.

Ao passar adiante seu celular a outra pessoa, seja vendendo, doando ou trocando, é de suma importância que você tome alguns cuidados para que suas informações pessoais não fiquem expostas a pessoas mal intencionadas.

Mesmo que você apague manualmente suas fotos, mensagens, vídeos e documentos do seu celular, não é muito complicado para uma pessoa com as ferramentas certas recuperar as informações excluídas e utilizá-las como quiser.

Além disso, geralmente as pessoas pensam que eliminar os dados apenas “formatando” o celular, através da restauração dos padrões de fábrica, é o suficiente para proteger suas informações. Mas como dissemos, recuperar dados apagados é relativamente simples para quem possui programas especializados nessa tarefa.

Então, para apagar todos os dados do seu Android ou iPhone antes de vender ou trocar, protegendo a sua privacidade, e mantendo suas informações pessoais em segurança, recomendamos que você realize todos os procedimentos que iremos sugerir abaixo antes de repassar seu celular a outra pessoa.

Lembre-se de antes de realizar os procedimentos de formatação, realizar uma cópia de segurança das informações que você acha importante, inclusive dos números dos contatos. Veja abaixo o passo a passo de como realizar esses procedimentos para iPhone e Android.

1º passo: Realizar a cópia de segurança (backup) de suas informações:

Antes de você formatar o seu celular (restauração para os padrões de fábrica), não esqueça de fazer uma cópia de segurança de seus dados para que seja possível restaurá-los no novo dispositivo. Veja como:

No iPhone:

1. É necessário conectar seu iPhone na rede Wi-Fi;

2. Após, entre em “Ajustes”;

icone ajustes iphone

3. Selecione o seu nome (a partir do iOS 10.2);

4. Toque em “iCloud”;

icone icloud iphone

5. Selecione “Efetuar Backup Agora“.

icone menu backup iphone

Pronto! Basta aguardar a conclusão do processo de backup.

No Android:

1. Acesse “Configurar”, na lista de aplicativos do smartphone;

icone configurar android

2. Role o menu até encontrar a opção “Fazer backup e redefinir“;

menu backup android

3. Certifique-se de que a opção “Backup dos dados” já está marcado como “Ativado“.

fazer backup android

Se não estiver ativado, selecione-a para ativar. Se já estiver, não é necessário fazer mais nada.

Suas informações estarão salvas na sua conta do Google na internet.

ATENÇÃO: mensagens SMS e alguns contatos não salvos na conta do Google poderão não ser copiados. Então, se você já possui um novo celular, confirme se essas informações foram restauradas para o seu dispositivo novo antes de apagar os do celular antigo.

2º passo: Criptografar os dados armazenados no smartphone:

No iPhone:

Felizmente, no iPhone, os dados gravados em seu smartphone são criptografados automaticamente e atrelados ao hardware, de modo que apenas o seu celular poderá reconhecer e abrir as informações nele contidas.

Assim, a formatação de um iPhone já garante que as informações não poderão ser mais recuperadas e reutilizadas, conferindo bastante segurança às informações.

Dessa forma, se você possui um iPhone, pule para o passo 3.

No Android:

No Android, a criptografia não é implementada de fábrica, devendo ser ativada pelo próprio usuário.

Então, antes de formatar o seu Android, é recomendado que você realize a encriptação dos dados armazenados no celular. Dessa forma, se alguém mal intencionado tentar recuperar os dados apagados do seu celular antigo, não irá conseguir.

Primeiramente, reserve um bom tempo para que seja possível completar o procedimento, pois apesar de simples, pode ser bem demorado. Então, faça o seguinte:

1. Primeiramente, conecte o carregador da bateria e carregue totalmente a bateria;

2. Acesse “Configurar”, na lista de aplicativos do smartphone;

icone configurar android

3. Role o menu até encontrar a opção “Segurança“;

menu seguranca android

4. Encontre e selecione a opção “Codificar telefone“;

menu codificacao android

5. Toque no botão “CODIFICAR TELEFONE“.

Um código de 4 números será solicitado a ser criado (código PIN). Este código será usado também para desbloquear a tela (se já não estiver sendo utilizado algum). Se você já possui um código PIN de desbloqueio da tela, utilize-o. Guarde esse código por enquanto, por segurança.

Agora que seus dados já estão devidamente protegidos com criptografia, está na hora de formatar o seu dispositivo antigo. Veja o passo 3 a seguir.

3º passo: Formatar o smartphone:

Agora sim. Depois que você efetuou os procedimentos de segurança acima, fazendo a cópia de segurança (backup) e criptografando os dados armazenados, você pode formatar com tranquilidade o celular.

Recomendamos, todavia, que você faça a restauração dos dados para o novo dispositivo antes de apagar completamente os dados do celular antigo, visando garantir que todas as suas informações foram efetivamente recuperadas (inclusive os seus contatos!).

Siga os procedimentos de recuperação dos dados indicados pelo seu novo dispositivo quando da primeira utilização. Ao inserir seus dados da conta do Google (Android) ou do iCloud (iPhone), suas informações serão recuperadas.

Finalmente, para formatar seu celular, faça o seguinte:

No iPhone:

Para você formatar o seu iPhone (conhecido também por “reset no iPhone“, ou seja, apagar tudo o que você tem armazenado em seu celular), siga os seguintes procedimentos:

1. Acesse “Ajustes”;

icone ajustes iphone

2. Selecione “Geral”;

3. Toque em “Redefinir“;

4. Por fim, escolha “Apagar Todo o Conteúdo e Ajustes“.

menu formatar iphone

No Android:

Para você formatar o seu celular Android (“reset no Android“), ou seja, apagar tudo o que você tem armazenado em seu celular), siga os seguintes procedimentos:

1. Acesse “Configurar”, na lista de aplicativos do smartphone;

icone configurar android

2. Role o menu até encontrar a opção “Fazer backup e redefinir“;

menu backup android

3. Selecione a opção “Restaurar dados de fábrica“.

menu formatar android

4. Toque no botão “RESTAURAR TELEFONE“.

Pronto!

Realizando os procedimentos que ensinamos, você apagará completamente os dados do celular com segurança antes de vender. Todas as informações de seu celular estarão realmente excluídas, e as tentativas de recuperação serão inúteis, impedindo que outras pessoas tenham acesso às suas informações pessoais.

E então, você gostou dessas dicas? Então divida-as com os seus amigos! Clique nos botões de compartilhamento nas redes sociais logo abaixo.

Veja ainda: Celular lento ou travando: 6 dicas de como deixar o celular mais rápido.



Compartilhe essa dica!

Facebooktwittergoogle_plusmailFacebooktwittergoogle_plusmail