Como colocar senha no pen drive e proteger seus arquivos com criptografia

Pen drives e de cartões de memória são cada vez mais utilizados. Muito práticos e baratos, possibilitam armazenar uma grande quantidade de informações e com a vantagem de serem muito simples de serem transportados.

Mas o trunfo da portabilidade que possuem esses dispositivos também pode ser considerado como um ponto frágil e que exige atenção de seu usuário.

O pen drive é um artigo pequeno, fácil de ser perdido. Além disso, costumamos carregá-los com nossos pertences pessoais (as vezes servindo até de chaveiro!). São carregados de informações pessoais, motivo pelo qual a perda, furto ou roubo, podem comprometer nossa privacidade.

Não há nada pior do que perder informações e alguém mal intencionado as encontrar e as utilizar indevidamente.

Então, vale conferir algumas dicas que separamos para você proteger os dados de seu pen drive ou cartão de memória e garantir a privacidade de suas informações. Assim, você irá evitar dores de cabeça com alguma perda ou vazamento de dados importantes que, porventura, caiam em mãos erradas.

Seguindo essas dicas, você poderá até mesmo proteger os dados do pen drive de vírus, tornando-o mais seguro.

Conforme definição da Microsoft, a criptografia consiste em “um meio de aprimorar a segurança de uma mensagem ou arquivo embaralhando o conteúdo de modo que ele só possa ser lido por quem tenha a chave de criptografia correta para desembaralhá-lo. (…) Use a criptografia quando desejar um alto nível de proteção para as suas informações.”

Como criptografar o pen drive com o BitLocker

Disponível  em algumas versões do Windows, o BitLocker é um aplicativo que promete criptografar e proteger os arquivos do pen drive e outras unidades de disco de bisbilhoteiros.

Se sua versão do Windows não possui este aplicativo, veja como proteger os arquivos do pen drive na próxima seção deste tutorial, logo abaixo, utilizando o programa 7-Zip.

1. Com o pen drive conectado no computador, abra o Windows Explorer e localize o pen drive.

2. Clique com o botão direito do mouse em cima do ícone do pen drive e, das opções de menu, clique em “Ativar BitLocker“.

3. Na caixa de diálogo “Criptografia de Unidade de Disco BitLocker” que é exibida, clique em “Usar uma senha para desbloquear a unidade”, digite uma senha e clique em “Avançar”.

4. Na próxima etapa, será possível guardar a senha escolhida em um arquivo ou imprimir. Escolha a opção que mais lhe agrada, lembrando-se de não guardar o arquivo da senha no mesmo pen drive. Após, clique em “Avançar”.

5. Clique em “Iniciar criptografia” e aguarde. 

6. Concluída a operação, basta clicar em “Fechar” na caixa de diálogo que informa o término da criptografia.

Agora para acessar os seus arquivos do pen drive será necessário informar a senha escolhida anteriormente.

Outros programas semelantes ao BitLocker são pagos ou suas versões gratuitas possuem limitação de uso, como por exemplo, a utilização em apenas pen drives de 2GB de espaço (o que consideramos, atualmente, insuficiente).

Então, caso sua versão do Windows não tenha sido contemplada com o BitLocker, recomendamos a utilização do programa 7-Zip. Veja, a partir de agora, como proteger os seus arquivos usando o programa 7-Zip.

Como criptografar arquivos do pen drive com o 7-Zip

Mais conhecido como um típico compactador de arquivos, o 7-Zip também é uma boa alternativa para proteger os seus arquivos, uma vez que, além de compactar, ele também pode adicionar uma senha de acesso segura aos seus dados. E o melhor: gratuitamente e sem restrições de uso.

Assim, utilizando o 7-Zip, você poderá ao mesmo tempo proteger os seus dados e aproveitar melhor o espaço disponível em seu pen drive.

Como baixar e instalar o 7-Zip

1. Para usá-lo, primeiramente faça o download do programa no site oficial 7-zip.org.

2. Escolha o instalador de acordo com o seu Windows – 32 ou 64 bits – e clique em “Download”.

imagem de como fazer para baixar o 7-zip

3. A instalação é simples: basta clicar no botão “Next” em todas as telas apresentadas pelo instalador.

Como utilizar o 7-Zip

1. Insira o pen drive no computador e abra-o normalmente pelo Windows Explorer.

2. Selecione todos os arquivos do pen drive que você deseja proteger.

3. Com os arquivos selecionados, clique com o botão direito do mouse em cima de qualquer um dos arquivos selecionados e, na opção de menu “7-Zip”, selecione “Adicionar ao arquivo…“.

imagem usando o 7-zip

4. Na caixa de diálogo “Adicionar ao arquivo” que será exibida, escolha um nome para o arquivo compactado e criptografado que será criado.

5. Em “Encriptação“, escolha uma senha segura e marque a opção “Criptografar os nomes dos arquivos”. Após, clique em OK.

imagem como utilizar o 7-zip

Pronto! O novo arquivo criado (do tipo .7z) conterá uma cópia de todos os arquivos que você selecionou, devidamente compactados e protegidos.

Abra o arquivo e digite a senha de acesso escolhida. Certifique-se de que os arquivos estejam abrindo normalmente e depois apague os arquivos originais do pen drive.

abrindo o 7-zip

Agora sempre para ter acesso aos seus arquivos do pen drive, abra o arquivo 7-Zip que foi criado, digite a senha de acesso e trabalhe normalmente!

Abrindo o arquivo 7-Zip criado, você abrirá o gerenciador de arquivos do 7-Zip, que você utilizará como se fosse uma janela do Windows Explorer, arrastando e soltando arquivos para dentro ou fora do arquivo compactado (como se fosse uma pasta, adicionando ou retirando arquivos de dentro dela).

imagem do gerenciador de arquivos do 7-zip

Observe que, em todos os casos, os seus dados criptografados não estão livres de serem apagados ou a unidade formatada. Os arquivos estarão protegidos apenas de acesso não autorizado.

Concluindo: Seguindo o passo a passo indicado acima, você poderá colocar senha no seu pen drive e demais dispositivos de armazenamento, protegendo seus arquivos de acessos não autorizados e mantendo em segurança suas informações.

Você gostou dessas dicas? Então divida-as com os seus amigos! Clique nos botões de compartilhamento nas redes sociais logo abaixo.

E se você está preocupado com segurança, talvez queria saber também como descobrir se alguém entrou no seu perfil do Facebook sem seu conhecimento utilizando sua senha.



Compartilhe essa dica!

Facebooktwittergoogle_plusmailFacebooktwittergoogle_plusmail