Celular lento ou travando: 6 dicas de como deixar o celular mais rápido

Você já passou por isso? Após algum tempo de uso, seu smartphone começa a apresentar uma lentidão que quando novo não possuía. Os aplicativos abrem e fecham com dificuldade, a navegação na internet fica lenta, há um consumo maior de bateria, etc.

Não tem jeito: depois de algum tempo de uso, o seu smartphone pode começar a ficar lento e apresentar travamentos. Isso é normal em todos os modelos e marcas, independentemente do sistema operacional (Android, iOS, etc).

Conforme instalamos novos aplicativos, a memória do smartphone é cada vez mais exigida; tanto a memória de armazenamento de aplicativos e arquivos quanto a memória RAM*.

* Memória RAM: memória temporária, utilizada apenas quando o aparelho está ligado, e serve como uma área de trabalho do próprio equipamento, necessária para o funcionamento dos aplicativos.

Então, acompanhe as nossas 6 dicas de como deixar o celular mais rápido, sem travamentos.

Essas dicas também podem ser aproveitadas para melhorar o desempenho dos tablets.

1. Fechar aplicativos que não estão sendo usados

Como já sabemos, aplicativos necessitam utilizar a memória RAM para poderem trabalhar. Então, quanto mais aplicativos estiverem abertos, mais memória RAM será utilizada, e mais lento o smartphone ficará. Solução óbvia: fechar os programas abertos que não estão sendo utilizados.

Como fechar aplicativos no Android

Para os dispositivos móveis com Android, observe que será necessário fechar os aplicativos tocando no botão “Aplicativos recentes” (ícone em forma de quadrado) e arrastando o ícone do aplicativo para um dos lados da tela, como se estivesse jogando-o para fora da tela.

Apenas tocando no botão “Home” (ícone em forma de círculo ou casa) não será suficiente.

Como fechar aplicativos no iOS

Para os dispositivos com iOS, como o iPhone e iPad, será necessário apertar o botão físico “Home” duas vezes. Então serão apresentados os aplicativos em execução.

Depois, para fechá-lo definitivamente, basta arrastar o aplicativo desejado para cima ou para baixo, como se estivesse jogando-o para fora da tela.

2. Reiniciar o smartphone

Especialistas recomendam que os smartphones sejam reinicializados pelo menos uma vez por dia.

Mesmo fechando os aplicativos que não estão sendo utilizados, resquícios de arquivos temporários dos aplicativos podem ficar na memória RAM. Para solucionar, o mais adequado e prático é reinicializar, o que apaga completamente a memória RAM.

Se o modelo do seu smartphone não tiver o comando “Reinicializar“, simplesmente desligue-o, aguarde alguns segundos, e ligue-o novamente.

3. Apagar arquivos e desinstalar aplicativos desnecessários

É muito comum possuirmos em nossos smartphones arquivos antigos que não são mais necessários (tais como imagens que já compartilhamos nas redes sociais, WhatsApp, etc).

Revise os arquivos armazenados e apague o que já for desnecessário. O mesmo vale para outros itens que podem ser descartados com o tempo, como mensagens, vídeos, músicas, etc.

Revise também os aplicativos instalados. Muitas vezes instalamos certos aplicativos para realizar uma atividade e nunca mais o utilizamos. Além de ocuparem espaço de armazenamento, podem ainda estar ocupando espaço na memória RAM que poderia estar sendo utilizada com algum aplicativo mais útil.

Entenda que certos aplicativos podem estar sendo executados mesmo sem terem sido abertos na tela, pois iniciam quando o aparelho é ligado e são executados silenciosamente em segundo plano (ocupando, obviamente, mais memória RAM).

Como desinstalar aplicativos no Android

1. Entre na lista de aplicativos e toque em “Configurar”;

2. No menu exibido, toque em “Aplicativos”;

3. Toque no nome do aplicativo que você deseja desinstalar;

4. Toque no botão “Desinstalar” e confirme selecionando “OK”.

Como desinstalar aplicativos no iOS

1. Toque e segure por alguns segundos o ícone do aplicativo a ser desinstalado;

2. Toque no “X” que aparecerá no canto do ícone;

3. Confirme a desinstalação tocando em “Apagar”.

4. Excluir widgets desnecessários (Android)

Os widgets são os pequenos aplicativos que ficam na tela do seu smartphone e que realizam pequenas funções, como apresentar a previsão do tempo (veja exemplo abaixo).

imagem de widget android

Alguns aplicativos podem instalar widgets automaticamente. Verifique quais os widgets que você não utiliza e apague-os.

Para apagá-los, basta tocar e segurar por um momento o widget até aparecer um ícone de uma lixeira ou a expressão “Remover” na parte superior ou inferior da tela. Então, arraste o widget para cima dessa lixeira ou do “Remover”.

5. Substituir os papeis de parede animados

Se você utiliza papeis de parede animados, saiba que eles ocupam muito mais memória e consomem mais bateria. Pondere se realmente fazem a diferença no visual e se são necessários. Caso a resposta seja negativa, o mais adequado é trocá-los por algum papel de parede simples.

6. Eliminar o cache

Alguns aplicativos gravam na memória de armazenamento do seu smartphone alguns arquivos temporários que servem para agilizar determinadas tarefas realizadas por esses aplicativos. Esses arquivos se localizam numa área da memória de armazenamento denominada cache.

Recomenda-se também apagar esses arquivos de vez em quando. Sendo que esses arquivos são temporários, não há problema em eliminá-los.

Como limpar a memória cache do Android

Apagar a memoria cache do Android é muito simples:

1. Entre na lista de aplicativos e toque em “Configurar”;

2. No menu exibido, toque em “Armazenamento”;

3. Toque no item “Dados em cache” e confirme selecionando “OK”.

E quanto à memória cache do iOS?

O iOS não fornece oficialmente uma opção para apagar a memória cache. Infelizmente.

A única solução é desinstalar o aplicativo (ver dica 3) e reinstalá-lo.

Concluindo:

Com esses procedimentos de manutenção simples, realizados de tempos em tempos, você poderá deixar o seu celular mais rápido e poderá evitar uma substituição precoce do seu “gadget”, aumentando o tempo de vida de seu smartphone (e economizando muito dinheiro).

E aí? Você gostou dessas dicas? Então compartilhe com os seus amigos! Clique nos botões de compartilhamento nas redes sociais logo abaixo.

E já que agora você sabe como melhorar a velocidade de seu smartphone, veja também 6 dicas de como deixar o PC mais rápido com dicas simples e rápidas.



Compartilhe essa dica!

Facebooktwittergoogle_plusmailFacebooktwittergoogle_plusmail