6 dicas de como deixar o computador mais rápido

Quando adquirimos nosso computador novo, sempre procuramos a configuração mais atual de acordo com nossos bolsos.

Mas na medida em que o tempo passa e instalamos cada vez mais aplicativos, percebemos que a velocidade daquele computador novo e veloz começa a diminuir. Chega a um ponto que nem parece mais o mesmo computador.

Pensando nisso, deixaremos aqui 6 dicas de alguns procedimentos que você poderá efetuar para melhorar o desempenho do seu computador.

Então vamos lá!

1. Certifique-se de que o computador não esteja com vírus

Vírus e spywares podem ser alguns dos motivos para a lentidão do computador. Manter sempre um antivirus instalado e devidamente atualizado deve ser uma prática constante.

Na internet é possível encontrar antivírus gratuitos e muito bons. Um bom antivírus gratuito é o Avast.

Após a instalação, execute um escaneamento completo do sistema em busca de ameaças.

2. Desinstale  programas que você não utiliza

Muitas vezes instalarmos determinados programas para a realização de alguma tarefa específica e depois aquele programa fica totalmente em desuso.

Por menor e mais simples que seja este programa, ele ficará consumindo espaço de armazenamento desnecessariamente. Sem contar aqueles que, sem nossa permissão, se inicializam automaticamente com o Windows.

Sugerimos que você faça uma pesquisa em seu computador em busca de programas que não serão mais utilizados.

Para verificar a lista de programas instalados e desinstalar aqueles que não serão mais utilizados, faça o seguinte:

1. Abra o Painel de Controle.

No Windows XP e 7, clique em Iniciar > Painel de Controle.

No Windows 8 e 10, clique com o botão direito em Iniciar e depois selecione Painel de Controle.

2. Clique em “Programas” e depois em “Programas e Recursos”.

3. Uma lista dos programas instalados será exibida.

Se você identificar algum programa que você não utilizará mais, clique no nome do programa com o botão direito do mouse e selecione “Desinstalar“.

3. Reduza o número de programas que inicializam com o Windows

Determinados programas instalados são configurados para inicializar automaticamente com o Windows. Antivírus e sistemas de backup são programas típicos.

Porém, existem outros programas que se inicializam automaticamente com o Windows mesmo não sendo tão úteis e acabam degradando o desempenho do sistema (e até mesmo retardam a inicialização do Windows).

Para resolver esse problema, sugerimos a leitura do nosso artigo “Como acelerar a inicialização do computador“.

4. Realize uma limpeza lógica no disco periodicamente

Na medida que utilizamos o computador, muitos arquivos temporários começam a ser criados sem percebermos. Como o próprio nome já sugere, são apenas temporários e podem ser apagados sem problemas. A própria navegação na internet cria arquivos temporários que podem ser excluídos sem problemas.

A exclusão desses arquivos temporários fará com que o disco rígido do PC fique livre de arquivos desnecessários, aumentando a capacidade de armazenamento e aumentando a velocidade de busca e processamento.

Para excluir arquivos temporários com segurança, sugerimos utilizar o programa “Limpeza de Disco” do Windows. Para tanto, faça o seguinte:

1. No Windows XP e 7, clique em Iniciar > Programas > Acessórios > Ferramentas do Sistema > Limpeza de Disco.

No Windows 8 e 10, clique em Inciar > Todos os Aplicativos > Ferramentas Administrativas > Limpeza de Disco.

2. Uma caixa de diálogo será exibida para a escolha da unidade de disco. Escolha “C:” e clique em OK.

3. Aguarde o processamento pela busca de arquivos temporários (seja paciente, isto pode demorar um pouco).

4. Selecione os tipos de arquivos a serem excluídos marcando a caixa de seleção correspondente.

5. Clique em OK e depois em “Excluir arquivos”.

5. Desfragmente o disco rígido periodicamente

A desfragmentação do disco rígido consiste em reorganizar as informações gravadas no disco para que o sistema busque com mais eficiência as informações armazenadas.

A desfragmentação periódica se faz necessária porque a criação e exclusão de arquivos faz com que no passar do tempo ‘buracos vazios’ entre as informações comecem a surgir.

Para realizar a desfragmentação do disco rígido, sugerimos a leitura de nosso artigo que trata desse assunto clicando aqui.

6. Otimize a velocidade de seu navegador:  

A lentidão do computador e a baixa velocidade da navegação na internet pode estar relacionado também à quantidade de complementos instalados no navegados.

Esses complementos (ou add-ons) podem degradar a performance de navegação do seu Internet Explorer, Firefox, Google Chrome…

Para verificar os complementos instalados no Internet Explorer, tecle ALT+X e no menu que é exibido clique em “Gerenciar complementos”. Clique com o botão direito em cima do complemento que você julgar desnecessário e clique em “Desabilitar”.

Já no Mozilla Firefox, clique no ícone de configurações ao lado da barra de endereços: botao_config. No menu que é exibido, selecione “Complementos”. Desative ou exclua os complementos e plug-ins desnecessários.

E no navegador Google Chrome, clique no ícone de configurações ao lado da barra de endereços: botao_config. No menu que é exibido, selecione Mais ferramentas > Extensões. Desative ou exclua os complementos desnecessários.

E mais… (dica extra!)

O programa CCleaner é recomendado para verificar e corrigir erros, melhorando o desempenho do sistema. O download é gratuito.

Você gostou dessas dicas? Então conte para os seus amigos! Clique nos botões de compartilhamento nas redes sociais logo abaixo.

Aproveite e veja também nossas 6 dicas de como deixar o celular mais rápido.



Compartilhe essa dica!

Facebooktwittergoogle_plusmailFacebooktwittergoogle_plusmail