A bateria acabou? Como prolongar a vida da bateria do notebook

Você não fica aborrecido quando a carga da bateria de seu notebook chega ao fim e não há uma tomada por perto?

Pois bem, mostraremos aqui pequenas atitudes que podem prolongar a vida útil da bateria do notebook e economizar a carga da mesma, mesmo que você utilize o Windows 8 ou 10 (mais otimizados para os dispositivos móveis).

Edite as configurações de energia:  

O Windows pode automaticamente configurar as opções de consumo de energia para a maioria das situações. Para tanto, faça o seguinte:

1. Abra o Painel de Controle.

No Windows XP e 7, clique em Iniciar > Painel de Controle.

No Windows 8 e 10, clique com o botão direito em Iniciar e depois selecione Painel de Controle.

2. Clique em “Sistema e Segurança” e em “Opções de energia“.

3. Ajuste as configurações de energia conforme suas necessidades para a utilização padrão (Plano Equilibrado) e para quando a bateria estiver se esgotando (Plano Economia de Energia).

Após esses ajustes, alterne entre os dois planos facilmente clicando no ícone da bateria ao lado do relógio do Windows.

Reduza a iluminação do monitor:  

Praticamente todos os notebooks possuem botões para redução e aumento da luminosidade do monitor.

Confira os comandos no teclado, ou consulte o manual do produto.

Desconecte dispositivos ociosos:  

Dispositivos portáteis como Pen drivers, Web Cams, microfone, etc. consomem energia enquanto conectados no seu notebook, mesmo não sendo utilizados.

Se você não estiver utilizando esses dispositivos, desconecte-os do notebook.

O mesmo vale para discos nas unidades de CD/DVD/Blu Ray: se não estiver utilizando, ejete-os, pois o dispositivo de leitura consumirá mais energia em acessos desnecessários aos discos.

Desfragmente o disco rígido periodicamente:  

Este procedimento fará com que o seu notebook faça menos buscas no disco rígido para encontrar as informações necessárias, reduzindo drasticamente tempo e energia para fazer as mesmas tarefas.

A desfragmentação consiste em reorganizar os dados armazenados no disco, tendo em vista que a criação e exclusão de arquivos faz com que ‘buracos vazios’ entre as informações comecem a surgir no passar do tempo.

Para desfragmentar o disco rígido, reserve um tempo grande (talvez à noite) e execute  com o notebook ligado à tomada. Para executar a desfragmentação no Windows, faça o seguinte:

1. No Windows XP e 7, clique em Iniciar > Todos os programas > Acessórios > Ferramentas do Sistema > Desfragmentador de disco.

No Windows 8 e 10, clique em Inciar > Todos os Aplicativos > Ferramentas Administrativas > Desfragmentar e otimizar unidades.

2. Escolha o disco a ser desfragmentado e clique no botão “Desfragmentar disco”.

imagem do desfragmentador de disco do windows

Feche os programas desnecessários:  

Programas executando desnecessariamente, mesmo que em segundo plano, consomem mais memória e poder de processamento, reduzindo, consequentemente o tempo de bateria disponível.

Após fechar os programas desnecessários na barra de tarefas, desabilite os programas desnecessários serem executados na inicialização do Windows. Este procedimento fará também com que o Windows inicie mais rapidamente.

Para tanto, execute os procedimentos que ensinamos no artigo “Como acelerar a inicialização do computador“.

Fique de olho na carga da bateria:  

Não deixe a bateria descarregar por completo. As baterias de lítio atualmente utilizadas podem ter sua vida útil reduzidas se descarregadas completamente.

Apesar de elas terem mecanismos de proteção para não permitir o descarregamento completo (elas forçam o desligamento antes), não custa ficar de olho no nível da bateria.

Não se preocupe em descarregar a bateria antes de inciar nova carga: isso valia para as baterias antigas que tinham o efeito “memória”, que podiam “viciar”.

Utilize a opção Hibernar:  

A função “Hibernar” desliga o seu computador e salva o estado em que se encontra para, mais tarde, ser ligado no mesmo estado em que foi colocado no estado de hibernação.

Isso fará você economizar energia da bateria naqueles momentos em que você precisa se afastar do computador por um tempo considerável. A função está disponível no menu Inciar, clicando-se na seta ao lado do botão “Desligar”.

Alternativamente você também pode utilizar a opção “Suspender” para se afastar do computador por um pequeno tempo. Essa opção também salva o estado atual do sistema mas não o desliga totalmente. Apesar de poder voltar mais rapidamente ao estado anterior, haverá ainda consumo de energia, mesmo que menor do que ligado completamente.

Mantenha seu notebook limpo:  

Sim. Manter limpo computador também pode economizar energia.

Desobstruir os as entradas de ar fará com que o notebook esquente menos e consequentemente a utilização do sistema de resfriamento seja menos exigido. O resultado será um consumo de energia mais moderado para manter o sistema devidamente resfriado.

Apoie seu notebook em superfícies planas:  

Em complemento à recomendação anterior, observe onde o notebook está sendo apoiado: tome cuidado para não obstruir as entradas de ar.

Utilizar o computador em superfícies macias como em cima da cama ou almofadas pode ocasionar a obstrução das entras de ar, dificultando a refrigeração do sistema e aumentado o consumo de energia.

Desabilite os recursos wireless:  

Uma boa prática para economizar a carga da bateria de seu notebook é desativar a rede wi-fi e bluetooth quando não estiverem sendo utilizados.

Praticamente todos os notebooks possuem botões para ativar e desativar os recursos sem fio. Confira os comandos no teclado ou consulte o manual do produto.

Você gostou dessas dicas? Então conte para os seus amigos! Clique nos botões de compartilhamento nas redes sociais logo abaixo.

Veja ainda como compartilhar a internet do celular usando o Wi-Fi.



Compartilhe essa dica!

Facebooktwittergoogle_plusmailFacebooktwittergoogle_plusmail