Como tirar propagandas e remover adwares do navegador

Muitas pessoas reclamam que após a instalação de alguns programas, seu PC começa a ficar mais lento e a apresentar propagandas indesejadas ao navegar pela internet.

Vamos analisar aqui as causas desse problema e sugerir como remover as propagandas indesejadas e se livrar de adwares que aparecem no navegador.

Essas propagandas, que são exibidas sem a sua permissão, são mostradas por programas chamados “adwares”. Geralmente inofensivos, têm a função de apresentar propagandas enquanto se navega pela internet ou utiliza determinado aplicativo.

Podem também estarem disfarçados de barras de ferramentas ou plugins para o navegador que prometem “simplificar” sua vida na internet de alguma forma.

O problema é que geralmente esses adwares foram instalados sem o usuário perceber, incomodam por apresentar propagandas indesejadas e ainda comprometem a velocidade de conexão da internet ou degradar a performance do computador.

A instalação desses adwares ocorre geralmente durante a instalação de outros programas no computador.

Instalar determinados programas, como aceleradores de download e plugins, por exemplo, pode ser muito interessante: além de gratuitos, prometem facilitar determinadas tarefas. Porém, temos que ter cuidado: os adwares geralmente são instalados automaticamente a partir da instalação desses programas que nós mesmos optamos em utilizar.

Isso ocorre muito com instaladores de softwares gratuitos que, durante suas instalações, questionam você quanto a possibilidade de instalar facilmente mais um complemento, plugin, barra de ferramentas para o navegador. Inadvertidamente, você pode não desmarcar a opção que informa o desejo de instalar tais complementos.

Provavelmente ao decidir baixar e instalar algum programa da internet, você não pensou em instalar esse complemento sugerido. Então, se você não desmarcar a opção durante a instalação do seu programa, esse complemento também será instalado (complemento este que tem chances de ser um adware).

Veja o exemplo a seguir. Observe que o instalador do programa baixado permite instalar certo complemento.

imagem para instalação de barra de ferramentas

Assim, seguindo o velho ditado de que é melhor prevenir do que remediar, verifique atentamente ao instalar algum programa se ele não instalará outros.

Não clique em OK, “próximo”, “continuar”, “next”, etc. em todos os passos das instalações de novos programas. Sempre verifique cada pergunta em todos os passos das instalações.

Vamos mostrar agora como você poderá verificar quais os programas já instalados e plugins adicionados ao navegador para possibilitar a você analisar se eles se tratam de complementos que realmente você gostaria que estivessem instalados.

Primeiramente, verifique se você reconhece todos os programas instalados no seu computador utilizando Painel de Controle do Windows.

1. Para tanto, clique em Iniciar >Painel de Controle.

2. No Painel de Controle, clique em Programas > Programas e Recursos.

painel de controle do windows

3. Você verá uma relação de programas instalados em seu computador. Analise se você reconhece todos eles. Se você não reconhecer algum, busque na internet informações sobre esse programa.

4. Se você localizar algum programa realmente desnecessário ou que pareça malicioso, desinstale-o clicando no nome do aplicativo e posteriormente no botão “Desinstalar”.

Cuide apenas para não desinstalar algum programa importante do computador, pois mesmo que você não reconheça o nome, ele pode se tratar de algum programa de sistema. Por isso, sugerimos pesquisar na internet sobre o programa candidato a ser desinstalado.

painel de controle opção de desinstalar

Agora verifique os plug-ins e barras de ferramentas dos navegadores. Recomendamos também limpar os seus arquivos temporários. Para cada navegador, faça o seguinte:

No Google Chrome:

1. Clique no ícone Menu, localizado à direita da barra de endereços.

botão menu

2. Dentre as opções de menu, clique em “Configurações”.

3. Clique em “Extensões”, no menu à esquerda.

menu extensões do chrome

Se não reconhecer alguma das extensões ou julgar desnecessário alguma, clique no ícone lixeira.

icone lixeira do chrome

4. Agora vamos limpar os arquivos temporários do navegador: na mesma janela, clique em “Configurações”, e em “Mostrar configurações avançadas…”.

5. Clique no botão “Limpar dados de navegação”.

6. Selecione a opção “Desde o começo” e marque todas as caixas de seleção.

7. Finalmente clique no botão “Limpar dados de navegação”.

No Mozilla Firefox:

1. Clique no ícone Menu, localizado à direita da barra de endereços.

botão menu

2. Dentre as opções de menu, clique em “Complementos”.

3. Clique em “Extensões”.

4. Analise as extensões instaladas. Na caixa de seleção, selecionar “Nunca ativar” para as extensões que parecem não ter sido instaladas por você de propósito.

5. Agora clique em “Plugins” e faça o mesmo:  selecione “Nunca ativar” para os plugins que você não reconhece – na caixa de seleção, selecione “Nunca ativar”.

6. Agora vamos limpar os arquivos temporários do navegador: clique no ícone Menu novamente (ao lado da barra de endereços) e em “Histórico”.

7. Clique em “Limpar dados de navegação”, selecione “Tudo” e clique em “Limpar agora”.

No Internet Explorer:

1. Clique no ícone “Ferramentas”, localizado bem acima à direita do navegador:

botão ferramentas do internet explorer

2. No menu exibido, clique em “”Gerenciar Complementos”.

3. Analise todos os tipos de complemento instalados exibidos na lista. Clique no complemento suspeito e depois em “Desabilitar”.

4. Clique em “Fechar”.

5. Agora vamos apagar os arquivos temporários do navegador: clique no ícone “Ferramentas” novamente e em “Opções da Internet”.

6. Clique no botão “Excluir” da aba “Geral”.

7. Desmarque a primeira opção e marque as demais na caixa “Excluir Histórico de Navegação”.

8. Clique em “Excluir”.

 

Pronto! Executando esses procedimentos e tomando cuidado ao instalar novos recursos no seu computador, nunca mais você se incomodará com propagandas indesejadas aparecendo aleatoriamente durante sua navegação internet.

Agora aproveite nossas dicas de como melhorar o desempenho do computador.

Divida também essas dicas com os seus amigos! Clique nos botões de compartilhamento nas redes sociais logo abaixo.



Compartilhe essa dica!

Facebooktwittergoogle_plusmailFacebooktwittergoogle_plusmail

  • Uma forma bacana é usar um navegador q já bloqueia propagandas. Um eficiente é o Psafe Internet, um browser bem leve q tira propaganda até do youtube