Como tirar print da tela do computador e do smartphone

Por vezes precisamos de uma “fotografia” da tela do nosso computador ou smartphone em um determinado momento para simplesmente guardar ou compartilhar com nossos amigos.

O procedimento de “tirar print da tela” ou “capturar a tela” cria uma imagem que consiste na cópia da tela do jeito que ela está e é super simples de fazer. Vamos mostrar agora.

Como tirar print da tela do computador (Windows):

1. Primeiramente, você deve localizar em seu teclado a tecla “Print Screen“.

Ela se localiza geralmente próximo às teclas F12, BACKSPACE… Observe que o nome da tecla pode estar abreviado, como ” Print Scrn“, “Prt Scr” etc…

Nos notebooks, dependendo do modelo do teclado, poderá ser necessário acessar o comando mediante uma combinação de teclas, por exemplo “Fn+PrtScr“. Verifique no seu teclado, ou o manual se necessário.

imagem tecla print

2. Assim que a tela do seu computador ou notebook estiver do jeito que você quer tirar um print, acione a tecla “Print Screen” conforme observações acima.

3. Pronto! Sua tela foi fotografada e a foto enviada para a área de transferência (memória do computador).

4. Agora entre em algum editor de imagens, como o Paint, e tecle “CTRL+C” para colar a imagem obtida.

Esta imagem também pode ser colada diretamente no Word, por exemplo (abra o documento e tecle CTRL+C).

5. Perceba que a tela foi fotografada por inteiro. Opcionalmente, você pode fotografar apenas a janela ativa: para tanto, mantenha pressionada a tecla “ALT” enquanto pressiona “Print Screen”, ou seja, tecle “ALT+Print Screen“. Experiente! Somente a janela que estiver ativa naquele momento é que será copiada.

6. Salve o seu arquivo do Piant, Word etc…

Se você utiliza o Windows 8 ou 10, tirar print da tela é ainda mais fácil:

Teclando a combinação imagem combinação windows + print screen o Windows salvará diretamente a captura da tela na biblioteca de imagens, na pasta “Capturas de Tela“!

Como tirar print da tela do computador Mac:

Tirar print da tela do Mac é tão simples quanto no Windows, veja só:

Pressione Command+Shift+3 se você quer tirar print da tela inteira. O comando salvará a imagem obtida diretamente no seu Desktop.

Já a combinação Command+Shift+4 fará o cursor do seu mouse se transformar em uma espécie de alvo, permitindo você selecionar a área desejada antes de salvar no seu Desktop.

Observe que ao fizer a combinação Command+Shift+4 e depois teclar somente a Barra de Espaços fará o cursor do seu mouse se transformar em uma espécie de câmera, permitindo você clicar em cima da janela que você deseja tirar print antes de salvar no Desktop.

Por fim, se ao invés de salvar diretamente no seu Desktop, você desejar primeiro gerar uma imagem para colar em algum programa, simplesmente tecle CTRL junto com alguma das combinações acima.

Apenas uma observação: a tecla “Command” poderá estar representada, dependendo do modelo do seu teclado, pelo ícone ícone command como tirar print ou ícone command como tirar print

Como tirar print da tela do smartphone Android:

Tirar print da tela dos smatphones Android é muito simples. Na grande maioria dos modelos, basta acionar o botão físico de LIGA/DESLIGA ao mesmo tempo que aciona o botão de DIMINUIR VOLUME. Segure essas duas teclas ao mesmo tempo por cera de 3 segundos.

Pronto! Uma foto da sua tela é obtida e enviada a sua Galeria de imagens.

Dependendo do modelo do smartphone, a combinação correta dos botões físicos a serem pressionados será LIGA/DESLIGA + HOME.

Faça o teste!

Como tirar print da tela do iPhone:

Para tirar print da tela de seu iPhone, basta acionar o botão físico de LIGA/DESLIGA ao mesmo tempo que aciona o botão de MENU. Segure essas duas teclas ao mesmo tempo até que que um som indique a captura da tela, que será armazenada.

Uma foto da sua tela é obtida e enviada a sua Galeria de fotos. Super simples, não?!

E então, você gostou dessas dicas? Então divida-as com os seus amigos! Clique nos botões de compartilhamento nas redes sociais logo abaixo.

Veja ainda: 6 dicas de como deixar o computador mais rápido.



Compartilhe essa dica!

Facebooktwittergoogle_plusmailFacebooktwittergoogle_plusmail