O que fazer quando o celular gasta créditos de internet sozinho

Talvez você já deva ter passado por essa situação: seus créditos de dados são consumidos muito rapidamente, mesmo sem você utilizar a internet do smartphone, dando a impressão de que o celular está gastando créditos de dados sozinho.

Seus créditos de dados (internet) podem estar sumindo porque os aplicativos instalados em seu smartphone estão utilizando dados em segundo plano com atualizações ou sincronizações automáticas sem você notar.

Para contornar essa situação, e economizar dinheiro, siga as sugestões abaixo para configurar seus smartphone adequadamente.

Você possui basicamente três opções. Verifique a que melhor se adapta às suas necessidades:

1. Desabilitar a conexão de dados móveis (3G ou 4G) enquanto não estiver precisando da internet.

Vantagem: Essa opção tem a vantagem de não precisar realizar outras configurações no seu smatphone, uma vez que desabilitando os dados móveis, seu smartphone não consumirá créditos de internet.

Desvantagem: Se você não estiver conectado a alguma rede wi-fi, você estará isolado completamente da internet, e não receberá mais atualizações de e-mail, notificações do WhatsApp ou novas mensagens do Facebook Messenger por exemplo.

2. Configurar o smartphone para não realizar sincronizações automáticas.

Vantagem: Você ainda poderá receber notificações de aplicativos que você considera essenciais e que precisam estar conectados na internet para funcionarem (WhatsApp, Viber, Messenger etc).

Desvantagem: Você não receberá atualizações de seu e-mail, por exemplo, até que entre no aplicativo de e-mail e peça para sincronizar os e-mails. E mesmo com essas configurações, alguns aplicativos ainda podem utilizar os dados móveis. Faça o teste e verifique se essas configurações resolverão o seu problema, caso contrário, utilize a primeira opção (desabilitar completamente os dados móveis) ou a terceira opção.

3. Desabilitar o uso de dados em segundo plano quando conectado em rede móvel.

Vantagem: Nenhum crédito será gasto em segundo plano, ou seja, somente os aplicativos que estiverem sendo executados consumirão créditos do plano de dados.

Desvantagem: Se a configuração não se der aplicativo por aplicativo, os aplicativos que rodam em segundo plano importantes, como o WhatsApp, deixarão de te enviar notificações de novas mensagens quando não estiverem sendo usados (funcionarão apenas quando você os estiver executando).

Veja agora, passo a passo, como realizar as três opções de configuração:

1ª opção: Desabilitando os dados móveis (3G ou 4G)

Esta opção desabilitará completamente os dados móveis do smartphone e nenhum crédito será utilizado enquanto você não habilitar novamente.

Desabilitando os dados móveis no Android

Para desabilitar os dados móveis no Android, simplesmente arraste a barra de notificações com dois dedos para baixo e toque na opção de dados móveis da sua operadora.

imagem do menu de configurações do android

Então, desative os “Dados móveis”. 

menu de habilitação dos dados móveis

Pronto! Agora seu smartphone não consumirá mais créditos de dados sem você estar utilizando a internet.

Para voltar a poder utilizar a internet, simplesmente faça novamente o procedimento para ativar os “Dados móveis” novamente.

Desabilitando os dados móveis no iPhone

Você deve acessar “Ajustes”, depois tocar em “Celular”.

Desligue a a opção “Dados celulares”.

Para voltar a poder utilizar a internet, simplesmente faça novamente o procedimento e ligue a opção “Dados celulares”.

Desabilitando os dados móveis no Windows Phone

Você deve acessar a opção “Configurações”, depois tocar em “Rede celular + SIM”.

Desative conexão de dados.

Para voltar a poder utilizar a internet, simplesmente faça novamente o procedimento e reative a conexão de dados.

2ª opção: Desabilitando a sincronização automática (Android)

Arraste a barra de notificações com dois dedos para baixo e toque na opção de dados móveis da sua operadora.

imagem do menu de configurações do android

Toque no menu de opções acima à direita (ícone dos três pontos na vertical):

menu de opções dos dados móveis

Das opções exibidas, desative a opção de sincronização automática.

Pronto. Agora seu smartphone não consumirá mais créditos de dados fazendo a sincronização de vários aplicativos.

Para reverter a configuração, basta repetir o procedimento para reativar a sincronização automática.

3ª opção: Desabilitando o uso de dados em segundo plano em redes móveis (Android)

Para que somente os aplicativos que você estiver executando consumam créditos do plano de dados, faça uma das seguintes opções: todos os aplicativos de uma vez ou aplicativo por aplicativo (mais aconselhável se você deseja continuar recebendo notificações de aplicativos que não estejam sendo executados).

Desabilitando o uso de dados em segundo plano em todos os aplicativos:

Arraste a barra de notificações com dois dedos para baixo e toque na opção de dados móveis da sua operadora.

imagem do menu de configurações do android

Toque no menu de opções acima à direita (ícone dos três pontos na vertical):

menu de opções dos dados móveis

Das opções exibidas, ative a opção “Restringir dados de 2º plano”.

Para reverter a configuração, basta repetir o procedimento para desativar a restrição.

Desabilitando o uso de dados em segundo plano em aplicativos escolhidos:

Arraste a barra de notificações com dois dedos para baixo e toque na opção de dados móveis da sua operadora.

imagem do menu de configurações do android

Observe que abaixo do gráfico há uma relação de aplicativos que utilizaram dados móveis ultimamente.

lista de apps com dados móveis

Toque em um aplicativo. Veja que será exibida a quantidade de dados utilizada em segundo plano para o aplicativo selecionado (por exemplo, o Facebook).

Então, toque nos aplicativos que você acredita não necessitar de dados móveis quando não estiverem sendo utilizados e ative a opção “Restringir dados de 2º plano em redes móveis” para cada aplicativo.

dados em segundo plano do aplicativo

Assim, o aplicativo usará dados em segundo plano apenas quando você estiver conectado a alguma rede wi-fi.

Faça o mesmo para todos os outros aplicativos exibidos na lista anterior que você considera a utilização de dados em segundo plano desnecessária.

Para reverter a configuração, basta repetir o procedimento para desativar a restrição em cada aplicativo da lista.

Pronto! Com essas dicas você economizará muito dinheiro em créditos do celular no seu plano de internet.

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Aproveite e veja também o que fazer se o celular estiver lento ou travando.



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  • Olá, já desativei meus dados de segundo plano de cada aplicativo existente no celular e desativei o de todos aplicativos em geral, mesmo assim ficam consumindo créditos sem conectar os dados móveis, poderiam me ajudar?

    • Sei Como Fazer

      Olá. Talvez o problema esteja relacionado a alguns aplicativos do sistema operacional que por vezes são ativados automaticamente pelo Android em segundo plano e que não permitem que sua conexão com a internet sejam desativadas. Se você considerar que o consumo de dados continua intenso, a solução seria mesmo desconectar o smartphone da rede de dados (opção 1 do tutorial). Considere também possuir um antivirus instalado no seu dispositivo, pois alguns vírus também podem consumir dados em segundo plano.

      • Darío Pires

        nome do virus: vivo, claro, avst, etc etc rssss. e logicamente os donos das operadoras. (esses virus nocivos mesmo) rssss

  • Ozéas Nantes

    como faço o passo dois no iphone que usa o ios?

    • Sei Como Fazer

      Olá. Toque em “Ajustes”, depois em “Geral” e desabilite a função “Atualização em 2º Plano”. 

  • Gabriela

    Olá. Tenho um galaxy s3 ele era da minha mae e agora é meu.. nunca teve nenhum problema, mas agora mesmo quando eu desligo o dados movéis, depois d 1 segundo ele simplesmente liga sozinho.. tem solucao? ja tentei tudooo, sera q tenho q apagar tudo e pegar o celular do zero?

    • Sei Como Fazer

      Olá. Provavelmente algum aplicativo instalado e que está sendo executado em segundo plano está fazendo isso.
      Tente primeiro reiniciar o celular.
      Depois, selecione o aplicativo Configurações. Lá selecione Aplicativos e escolha Em Execução.
      Verifique quais dos aplicativos listados foram instalados por você.
      Se você desconfia de algum deles (um jogo, por exemplo), desinstale-o ou pelo menos interrompa sua execução (tocando no nome do aplicativo e depois em Parar).
      Mas só faça isso em aplicativos que você instalou, pois os demais são aplicativos do sistema em sua maioria.

  • nayara

    oiii tenho um samsung s3 e gostaria de saber se tem alguma maneira dele não desligar os dados de redes moveis quando desliga a tela
    fico no aguardo obg

    • Sei Como Fazer

      Olá. A função Economia de bateria pode estar ativada, fazendo com que a conexão seja suspensa durante a inatividade do celular.
      Experimente desligar a economia de energia.
      Configurações, Bateria.
      Se ainda não funcionar, experimente o procedimento descrito em http://www.novasdodia.com.br/como-configurar-o-problema-do-3g-do-android/

    • Bruneba

      Deixe ligado dados em segundo plano e a opção de sincronização deixa ativa.

  • Victor Aragon

    Como resolver quando você está conectado em uma rede wifi, com os dados móveis desligados e mesmo assim eles te cobram como se estivesse usando? Diversas vezes já aconteceu isso comigo. Troquei de celular e não resolveu. Sempre quando uso algum app com dados móveis, chego em casa e desligo o mesmo, deixando apenas a conexão wifi, desligo todos os apps do cel, no outro dia, de manhã, ele me cobra uma nova conexão, mesmo com rede de dados móveis desligada.
    Alguém já passou por isso tbm?

    • Bruneba

      Eh bug da rede 4g. Se seu chip de dados for 4g, coloque pra usar apenas 2g e 3g. Se deixar no 4g vai ser cobrado mesmo vc deixando os dados moveis desligados

      • Cidinha

        Deu certo. Configure meu cel para 3G e hoje foi o primeiro dia que não descontou meus créditos. Mas e agora? Não vou mais poder usar a rede 4G q é melhor? Alguém mais sabe sobre esse bug e se vão estabilizar isso?

      • Bruneba

        Infelizmente esse problema existe aqui desde o lançamento do 4G e ate hoje, mesmo com varias reclamações ninguem arruma esse bug. O maximo que vc vai conseguir é o extorno dos creditos. (Eu reclamei na tim e nao consegui, 40 reais de créditos jogados no lixo, mas tem gente que consegue)

    • Cidinha

      Também estou passando por isso é não sei como resolver. Vou tentar a dica da Bruneba e ver se dá certo.

    • Darío Pires

      O mundo inteiro só que apenas as pessoas que reparam e controlam seus gastos percebem.. (infelizmente no Brasil mostrar lata de cerveja e celular virou moda e obrigação até em fotos…

  • Vinicius Novaes

    Parabéns pelo artigo, estava com esse problema, agora creio que está resolvido!

  • Eric Fts

    Na verdade o que reparei é que se o celular é desligado ou reiniciado, ate que ele carregue as suas configuracoes por completo, nesse meio tempo ele acaba descontando. Pelo visto é seguir as dicas citadas nos posts anteriores. No meu claro que é pre, e por dia, ele so vai descontar no primeiro uso. Nao é problema da operadora, e do aparelho, diria ser bug do proprio android. Nao testei se o mesmo acontece no windows phone e iphone. Alguem que tenha sabe dizer?

    • Darío Pires

      bug? rsssss tu és inocente…

  • Claudio Carvalho

    reclamei pra vivo e nada, fui pessoalmente na operadora nada tambem, estou tentando de tudo breve vou para o procon, nao é possivel pagar tao caro por servico de baixa qualidade, inacreditavel.

  • Claudia Beatriz Lopes

    Já desabilitei tudo no aparelho do meu marido (windows phone), porque ele só usa para ligações. Mas toda vez que colocamos créditos, no primeiro ou segundo dia, ele debita quase metade do valor que colocamos, sem que tenhamos usado nada, nem telefonema. Alguém sabe explicar porque?

  • Darío Pires

    Dados moveis desabilitado, dados de 2ºplano restritos, estão cobrando 1,49 por dia não sei do que (lógico que é 3g4g), ja tentei de tudo, perco uma hora no telefone, me prometem resolver, não deolvem o $$ e continua cobrando, sai da claro por causa disso, entrei na vivo, a mesma coisa! tenho 75 anos, uso telefone para TELEFONAR e não ficar bancando o palhaço na rua vendo besteiras, obs: tenho internet em casa rapida, se quiser usar. sei formatar computador, ja tive uns 6 a 7 smartphones (samsung e sei utiliza-lo, tentei pre pago para ver se acabava com isso, perda de tempo:conclusão: nada disso ai escrito acima funciona!!! (acredito na boa fé de quem escreveu) mas a conclusão que cheguei: ou a samsung ou outra marca qualquer é desonesta e coloca um botão “desligar dados moveis ” e não desliga, ou as operadores são ladrões!!!! do povo. quero um telefone para “TELEFONAR E RECEBER LIGAÇÕES, apenas isso, ja troquei de numero, enfim fiz de tudo e olha que sei fazr todas as configurações acima!!, enfim o povo é roubado e fica quieto!!! e é por isso que não temos como relcmar, alias nem justiça temos!!! para poder acinona-los infelizmente, Darío Pires, 75 anos e sendo roubado em 1,49 por dia sem ao menos pegar no telefone… existe um meio de resolver mas dai vou preso!.

  • Marcelo Ciochetti da Silva

    Estou tendo o mesmo problema com a TIM há alguns meses. Foi só trocar o meu aparelho e o problema começou. Já virei o aparelho de pernas pro ar de trás pra frente, já desliguei tudo. Mesmo assim continua “R$0,99 por dia de uso de Internet”. Vários protocolos de atendimento. Próximo passo ANATEL e PROCON.

  • Adailton Mansur

    Lamentável, liguei na TIM reclamando sobre cobrança indevida, alegaram que foi uso de internet..Aleguei, mas como minha rede de dados está desativada..informaram que mesmo a rede estando desativada, o J5 Samsung consome internet estando em 4G..somos assaltados e roubados de todo jeito e forma..