O que fazer quando o celular cai na água

Celulares, smartphones, tablets… Estão sempre conosco, para lá e para cá. Mas em certas situações, essa companhia pode ficar comprometida: nossos gadgtes preferidos não costumam gostar muito de água…

Acidentes acontecem, e eles não estão a salvos. Eles podem acidentalmente mergulhar dentro da piscina, cair dentro da pia ou da privada, pegar chuva, serem esquecidos em um bolso e lavados com a roupa suja na máquina de lavar, etc.

Caso algum acidente do tipo aconteça, não se desespere. Nem tudo está perdido: dependendo do grau de umidade a que o aparelho foi submetido, ele ainda poderá ter salvação.

Muitos são os truques que são utilizados para os primeiros socorros. Listaremos algumas dicas dos procedimentos mais utilizados e que poderão fazer o seu aparelho voltar a funcionar normalmente.

 

ATENÇÃO: Se o aparelho caiu dentro d’água e ainda estiver conectado ao carregador inserido na tomada, jamais tente qualquer coisa sem antes cortar a energia da tomada.

Antes de mais nada, desligue os disjuntores que alimentam a tomada, pois você pode levar um grande choque, inclusive podendo ser fatal. Somente depois de a energia ter sido cortada, retire o aparelho da água.

1. Em primeiro lugar, seja rápido: retire imediatamente o aparelho do contato com a água e desligue-o. Quanto mais tempo ficar exposto à umidade, mais difícil será a recuperação. Se o aparelho já se desligou, não ligue-o novamente (contenha-se!).

2. Se o aparelho tiver bateria removível, retire-a.

3. Com o aparelho desligado, seque-o externamente como puder: utilize pano, guardanapo, papel toalha etc. Seque também a bateria e a parte interna do “compartimento” da bateria no aparelho.

4. Retire o chip (SIM card) e o cartão de memória. Seque-os também.

Agora teremos que providenciar a retirada efetiva da umidade do interior do gadget. Para tanto, muitas são as alternativas. Listaremos as mais comuns e mais utilizadas.

Sílica em gel

Utilizado em sapatos e bolsas para evitar o mofo, ela atua justamente retirando a umidade. É encontrada geralmente em sachês e estão disponíveis nos supermercados maiores (e até em algumas farmácias de manipulação).

Envolva o celular com alguns sachês. Aguarde 24 horas antes de tentar religar o aparelho.

silica gel
Sachês de sílica em gel

Arroz seco e cru

Em uma vasilha, coloque uma quantidade suficiente de arroz seco e cru para “mergulhar” o gadget. Deixe o seu aparelho dentro do arroz por pelo menos 24 horas. Aconselha-se a colocar um tempo todo esse aparato no sol.

O arroz absorverá a umidade do interior do aparelho, e o calor do sol ajudará no processo.

Mas não deixe por muito tempo exposto ao sol. Deve ser o suficiente para esquentar um pouco. Lembre-se de que calor em excesso também danificará o aparelho.

Passadas as 24 horas, tente religá-lo.

arroz
Arroz seco e cru

Nunca faça isso:

Jamais utilize os seguintes procedimentos, pois você correrá o risco de danificar permanentemente o seu aparelho:

  • Secador de cabelos: o calor intenso do secador prejudicará os componentes internos.
  • Forno: o calor gerado pelo forno danificará todo o aparelho, afetando tanto os componentes internos quanto os externos.
  • Abrir o aparelho: se você não for um técnico, estará correndo o risco de levar um choque ou até mesmo ficar exposto a componentes químicos perigosos.

Dicas extras

  • Se o aparelho caiu na água do mar, lave-o imediatamente com água fresca e siga os procedimentos acima sugeridos.
  • Um aspirador de pó também poderá ser utilizado para retirar o máximo de água possível de dentro do aparelho. Mantenha o aspirador perto das aberturas do aparelho mas não encoste o cano do aspirador (mantenha bem próximo apenas). Quando não sair mais água, faça o procedimento acima do arroz cru ou sílica em gel para absorver o restante da água.
  • Se depois dos procedimentos sugeridos, você ligar o aparelho e ele não funcionar, ligue-o na tomada sem a bateria. Se funcionar, somente a bateria deve ter sido danificada. Substitua-a.

Você gostou dessas dicas? Então conte para os seus amigos! Clique nos botões de compartilhamento nas redes sociais logo abaixo.

E se seu smartphone anda travando ou está apresentando muita lentidão, veja também algumas dicas que separamos para você se livrar de arquivos desnecessários, contribuindo para mantê-lo o mais rápido possível.



Compartilhe essa dica!

Facebooktwittergoogle_plusmailFacebooktwittergoogle_plusmail