Tá lento? Aprenda a medir a velocidade da sua internet

Hoje em dia viver sem internet é praticamente impossível não é mesmo? Com diversos serviços que necessitam de largura de banda como Youtube e Netflix, você precisa de uma velocidade satisfatória para aproveitar tudo o que o serviço tem de bom.

Sabendo que a internet é uma das piores do mundo e incrivelmente mais cara, é difícil saber se a sua rede está lenta ou se o seu plano já está ultrapassado.

Outro fator importante é se você usa internet a cabo ou Wifi. A velocidade pode estar lenta por que alguém pode estar usando sua internet.

Qual a velocidade do seu plano?

Há um fato que acaba confundindo o consumidor e que muitas vezes não é explicado pela empresa que fornece a internet. Muita gente pensa que ao contratar um plano de 10 Megas, por exemplo, terá uma velocidade de 10 Megabytes por segundo.

O que acontece na verdade é que esse “Mega” que eles anunciam não é de Megabyte, e sim de Megabit.

Basicamente a diferença destas unidades é que 1 byte = 8 bits.

Portanto, ao contratar um plano de internet de 10 Megas, você terá uma velocidade de 10 Megabits por segundo. Convertendo, você tem uma velocidade de 1,25 Megabytes por segundo.

Bem, essa teria que ser a sua velocidade ao realizar um download. Se a sua velocidade não condiz com estes valores, é hora de tomar algumas providencias.

Medindo a sua velocidade de internet

A primeira providência é medir a velocidade de internet através de um serviço muito competente que se chamado de Speed Test.net. O serviço é gratuito e basicamente vai medir a sua velocidade de download e upload e te apresentar o resultado informando qual a velocidade da sua internet.

Mesmo que você já tenha feito o teste manualmente, variações podem ocorrer. Por isso, é bom realizar o teste através deste site.

Ao entrar no site, ele já lhe informada aproximadamente a sua localização e também os provedores locais. Para medir a velocidade da sua internet, clique em “Iniciar Teste”.

testar-velocidade-internet

Para um bom resultado, sugiro que saia de qualquer serviço de Streaming para que não haja fatores externos na sua medição.

Após aguardar um pouco você já tem os resultados.

resultado-teste-de-velocidade-internet

Após obter este relatório, verifique se esta velocidade condiz com o que foi contratado. Um ponto importante é que a velocidade pode variar um pouco nos resultados. No exemplo acima, a velocidade contratada é de 5 Megabit por segundo, então a diferença é aceitável.

Agora, se você contrata 5 e recebe 1 Mega, algo está errado e você deve exigir os seus direitos.

Se encontrou alguma diferença significante, entre em contato com a empresa que fornece a sua internet e exija que a velocidade contratada seja estabelecida.

Conclusão

Hoje você aprendeu a diferença entre megabit e Megabyte, melhorando o seu conhecimento para não ser enganado ao contratar os serviços de internet. Também aprendeu como medir a velocidade de download e upload e ficar de olho para não pagar o que não recebe.

Este artigo foi escrito por Felipe Henrique do Blog Argus Web.



Compartilhe essa dica!

Facebooktwittergoogle_plusmailFacebooktwittergoogle_plusmail